quinta-feira, 31 de março de 2011

-      Forças de interação molecular - São substâncias consideradas apolares , cujas moléculas se mantêm unidas por força Van Der Waals (dipolo induzido). 

Podemos considerar o seguinte modelo para a formação do dipolo induzido: quando duas moléculas apolares se aproximam ocrre uma repulsão entre suas nuvens eletrônicas. Essa repulsão provoca um movimento dos elétrons, que vão se acumular em determinada região da molécula (que fica caráter negativo), deixando a região oposta com deficiência de elétrons (e com caráter positivo), ocorrendo a formação de um dipolo momentâneo.Esse dipolo momentâneo é orientado no espaço de que a região com “excesso de elétrons” de uma molécula fique voltada para a região com “deficiência de elétrons” da outra. O fenômeno prossegue de tal forma que cada molécula apolar na qual se formou um dipolo, induz outras moléculas a também formarem dipolos, dando origem a uma pequena força de atração elétrica que na fase sólida sustenta os chamados cristais moleculares.


-     Pontos de fusão e de ebulição - Por serem apolares os hidrocarbonetos possuem baixos ponto de fusão e ebulição, se comparados com moléculas polares. hidrocarbonetos de cadeia normal apresentam ponto de fusão e ebulição maiores do que hidrocarbonetos de cadeia ramificada como foi respondido na pergunta coringa do Breno.


-     Fase de agregação - Em condições de temperatura e pressão ambientes podemos fazer a seguinte generalização> os hidrocarbonetos que possuem de 1 a 4 carbonos são gasosos, de 5 a  17 carbonos são líquidos e acima de 17 carbonos são sólidos.


-     Solubilidade-De acordo com a regra “semelhante dissolve semelhante”, os hidrocarbonetos dissolvem-se apenas em substâncias apolares ou de baixa polaridade. São, portanto, insolúveis em água, que é polar.

-     Densidade- Todos os hidrocarbonetos apresentam densidade menor que a da água(1g/mL) por dois motivos principais: os átomos que os formam possuem baixos valores de massa atômica( C=12 u e H=1 u ) e suas moléculas sendo praticamente apolares, tendem a ficar mais distantes entre si, o que implica menos moléculas por unidade de volume.

-    Reatividade A reatividade dos hidrocarbonetos é considerada baixa nos compostos saturados de cadeia acíclica, nos composto com 6 ou mais carbonos e nos aromáticos. Já os compostos insaturados de cadeia acíclica e os compostos cíclicos que apresentam 3 a  5 carobos apresentam reatividade média.

-     Aplicações práticas-A principal aplicação desses compostos é que eles formam toda a matéria-prima da indústria petroquímica, que produz desde plásticos, fibras têxteis, borrachas sintéticas até tintas, detergentes e fertilizantes agrícolas.


Fonte :  
Reis, Marta. Completamente Química. Vol. 3.Química Orgânica. Editora FTD
  Feltre, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol. Único. Editora Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário